domingo, 6 de julho de 2008 à(s) 20:32 |  
biografia

Data de Formação:1996
Local de Nascimento:Londres
País de Origem:Inglaterra

Originários de Londres, e com criações dentro da melhor tradição da pop britânica, os Coldplay formaram-se em 1996. Chris Martin na guitarra e voz, Johnny Buckland na guitarra solo, Guy Berryman no baixo e Will Champion na bateria, dão corpo a uma banda que teve a sua consagração durante o ano de 2000, com o álbum "Parachutes" e singles como "Yellow" a serem sensação no top britânico e nas listas europeias. Mas, os primeiros ensaios feitos pelos Coldplay na indústria remontam a 1998.

"Safety" foi o primeiro EP editado pela banda, por uma editora independente e vendendo apenas cerca de 500 cópias. Um ano depois, em 99, já com o apoio da editora Fierce Panda é lançado mais um EP. "Brothers & Sisters" teve uma edição igualmente modesta em números de cópias vendidas, mas continuou a lançar as bases de um sucesso predestinado. A produção da banda chegou, no entanto, ao conhecimento da editora Parlophone que acabou por propôr-lhes um contrato discográfico.
"The Blue Room", mais um EP editado no final desse mesmo ano, contou com uma edição de 5000 cópias e deu finalmente, a conhecer à indústria e à imprensa a música dos Coldplay. Algum tempo depois, surgiu o primeiro álbum, "Parachutes". Lançado durante o Verão, na Europa e nos Estados Unidos no final do ano, projectou definitivamente os Coldplay. O single "Yellow" figurou no topo das listas de preferências e a banda teve a consagração final com a nomeação para o Mercury Prize, os equivalentes britânicos dos Grammys e a conquista do título de "Melhor Álbum do Ano" nos Brits Awards.

Em 2002, e pondo de parte alguns rumores de que os Coldplay poderiam colocar um ponto final na vida artística ao segundo álbum, a banda editou o sucessor de "Parachutes", a que chamou "A Rush of Blood to the Head". Por esta altura, os Coldplay já tinham actuado em Portugal duas vezes: primeiro, no Festival de Paredes de Coura (2000), quando eram ainda desconhecidos, e depois no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, em 2003.

Após oito meses passados em estúdios em Chicago, Nova Iorque, Londres ou Liverpool, os Coldplay regressaram com "X & Y", o seu terceiro longa duração, em 2005.Em Novembro desse ano, os Coldplay regressaram a Portugal pela terceira vez para um concerto esgotado no Pavilhão Atlântico, em Lisboa.

Em 2008, a banda regressa com o álbum "Viva La Vida Or Death And All His Friends". Martin afirmou que escolheu o nome após vê-lo em um quadro da artista mexicana Frida Kahlo. "Ela passou por muita coisa, claro, e aí começou uma grande pintura em sua casa que dizia Viva la Vida or Death and All His Friends. Eu simplesmente amei a ousadia disso", disse o cantor, se referindo à Frida, que teve diversos problemas de saúde.

Sobre o novo trabalho, Dave Holmes, empresário do grupo, garante que esse seria um lançamento revolucionário. "Eu acho que é o melhor álbum da banda. É um disco fantástico. Eles realmente conseguiram", disse ele à Billboard. O primeiro single, "Violet Hill", foi disponibilizado em download gratuito exclusivamente no site oficial da banda. A canção esteve disponível durante uma semana e chegou às lojas digitais a 6 de Maio de 2008.
fontes


Coldplay - Viva La Vida (Live At The BBC 18/6/2008)

I used to rule the world
Seas would rise when I gave the word
Now in the morning I sweep alone
Sweep the streets I used to own

I used to roll the dice
Feel the fear in my enemy's eyes
Listen as the crowd would sing:
"Now the old king is dead! Long live the king!"

One minute I held the key
Next the walls were closed on me
And I discovered that my castles stand
Upon pillars of salt and pillars of sand

I hear Jerusalem bells a ringing
Roman Cavalry choirs are singing
Be my mirror my sword and shield
My missionaries in a foreign field
For some reason I can't explain
Once you go there was never, never an honest word
That was when I ruled the world

It was the wicked and wild wind
Blew down the doors to let me in.
Shattered windows and the sound of drums
People couldn't believe what I'd become

Revolutionaries wait
For my head on a silver plate
Just a puppet on a lonely string
Oh who would ever want to be king?

I hear Jerusalem bells a ringing
Roman Cavalry choirs are singing
Be my mirror my sword and shield
My missionaries in a foreign field
For some reason I can't explain
I know Saint Peter won't call my name
Never an honest word
But that was when I ruled the world

Ooooo ooooo ooooo oooooo ooooo
(repeat with chorus)

I hear Jerusalem bells a ringing
Roman Cavalry choirs are singing
Be my mirror my sword and shield
My missionaries in a foreign field
For some reason I can't explain
I know Saint Peter won't call my name
Never an honest word
But that was when I ruled the world
Oooooh Oooooh Oooooh

Coldplay - Lovers In Japan (Live At The BBC 18/6/2008)

Coldplay - Violet Hill (Live in Amsterdam)

1 comentários:

ruimigsilva disse...

A melhor banda do mundo!! :-)

16 de julho de 2008 às 04:10