quinta-feira, 19 de março de 2009 à(s) 14:43 |  
Há já algum tempo que ando a brincar com o twitter e que procuro um programa que facilite a utilização dele.

Nem de propósito vi este artigo no Peopleware que aproveitei logo para gamar ;)

Quanto ao programa em si... Excelente, faz o que se pede e sem grandes estrilhos.


Twitter! O serviço web do momento, que une milhares de pessoas, já tem raízes por todo o lado e já faz parte do quotidiano. E do meu também.

O DestroyTwitter é uma aplicação que corre sob o Adobe AIR, uma tecnologia criada pela Adobe que permite o desenvolvimento de novas aplicações Web, disponível para qualquer sistema operativo, faz com que esta aplicação se assuma como uma alternativa versátil a qualquer cliente Twitter.

No Peopleware já se falou de vários programas que interagem com o Twitter (aqui, ali e acolá), mas para mim o DestroyTwitter apresenta-se como a melhor solução, combinando o completo com o simples e agradável.

Passo assim a falar sobre algumas das funcionalidades que o DestroyTwitter nos oferece:

Assim que iniciamos o DestroyTwitter, deparamos-nos com o écrã de Login. Basta inserir a autenticação do Twitter e automaticamente aparece o ecrã principal do DestroyTwitter.

ecran_principal_small

É possível desde logo verificar tudo o que se pode fazer: Para além de ver os tweets de quem estamos a seguir, podemos criar novos tweets, ver as respostas a tweets nossos, ver tweets que guardámos, temos um mecanismo de procura que é bastante completo (veremos isso a seguir), temos a ferramenta de enviar mensagens e temos as preferências do programa e da própria conta do Twitter.

Então comecemos pelo fundamental: Escrever um tweet. Basta para isso clicar no balão de diálogo que está no canto inferior direito do ecrã e aparece logo a caixinha para colocarmos o nosso texto. Enter, et voilá! Tweet criado!

novo_tweet_small

Uma das coisas que me atrai bastante neste programa são os popups que aparecem quando um contacto nosso escreve um tweet. Esse popup (que pode ser desactivado) aparece no canto superior direito do ecrã. É útil quando se pretender ter a janela sempre aberta.

tweet_recebido_small

Responder a alguém nunca foi tão simples.

reply_small

Ao passar o rato sobre o tweet que queremos responder, aparece a opção reply. Ao premi-la surge a caixinha de diálogo para criar um novo tweet, mas já com o @pessoa_a_responder incorporado. Simples!

Podemos observar que todos os tweets que nos são direccionados aparecem no separador Reply, o que é bastante útil, pois nem sempre temos a paciência de ler todos os tweets à procura de um relacionado connosco.

O separador das Mensagens serve para rever todas as mensagens que nos foram dirigidas por algum Twitter.

Mas se calhar o maior trunfo do DestroyTwitter é a ferramenta de Search. Tanto podemos procurar tweets (vindos de qualquer Twitter), como podemos procurar tweets vindos de alguém específico, como também tweets de um determinado canal (canal é um conjunto de tweets caracterizado por uma tag específica no seu conteúdo, ‘#’. Por exemplo, ‘#desporto O Benfica vai ser campeão!’).

search_small

Os separadores Preferences e Account permitem alterar as definições do Destroy Twitter e do perfil da conta do Twitter. Passo a listar algumas das definições que se podem ajustar em Preferences:
  • Tempos de actualização para tweets recebidos.
  • Iniciar automaticamente no arranque e/ou fazer login automaticamente.
  • Minimizar para a bandeja de sistema se fecharmos a janela.
  • Habilitar notificações (popups) de tweets.
  • Habilitar som.
  • E muito mais.

Licença: Freeware
Sistemas operativos: Windows XP/Vista/Linux/Mac OS
Download:
DestroyTwitter 1.4.0 Beta [7.27MB]
Download [Necessário]:
Adobe AIR [Para qualquer SO]
Homepage:
DestroyTwitter
artigo escrito por João Cruz
e gamado
daqui

0 comentários: